Concursos
Governo de MT lança edital para contratar prestadoras de transporte por aplicativo e prevê economia de R$ 2,6 milhões
Compartilhe:
O governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), lançou o edital de pregão eletrônico n° 008/2020 para a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de transporte individual e administrativo de passageiros. A publicação do edital consta no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (14).
Conforme estimativa da Unidade de Eficiência do Gasto Público, núcleo de apoio estratégico e especializado ligado à Seplag, inicialmente a adoção desse novo modelo de transporte para servidores vai gerar uma economia de 20% em todas as secretarias do governo. Em cifra a economia para o cofre público ultrapassará R$ 2,6 milhões ao ano.
O levantamento considerou apenas 15,07% da frota de automóveis utilizada para atividades administrativas, 63 veículos ao todo; e que, segundo as secretarias, poderiam ser substituídos pelo transporte por aplicativo. Foram excluídos dessa pesquisa aqueles usados a serviço das áreas finalísticas, como segurança, saúde e educação pública. Segundo a unidade, a adoção do transporte alternativo é potencialmente vantajosa para a administração pública.
Assim que o novo modelo entrar em atividade, a solução atenderá servidores e colaboradores do Poder Executivo estadual, em exercício nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, que necessitarem se descolar a serviço do governo do estado.
O transporte por aplicativo para a administração pública já é uma alternativa em uso por outros entes da federação, a exemplo do TáxiGov do governo federal que substitui carros alugados e próprios por outras formas de transporte a partir de solução tecnológica. A operação e a gestão desse serviço são monitoradas em tempo real, através de aplicativo mobile e plataforma web.
As empresas que manifestarem interesse na participação do processo de seleção devem estar atentas quanto aos prazos para o envio das propostas ao Sistema de Aquisições Governamentais (Siag), entre os dias 15 e 30 de abril. A sessão do pregão eletrônico será realizada no dia 30 de abril, às 9h (horário de Cuiabá).
G1